<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, setembro 11, 2008

O amor irreal

Manuel da Silva Ramos tinha 20 anos quando concluiu Os três seios de Novélia, o qual foi logo distinguido por um júri de primeira água, com o Prémio de Novelística Almeida Garrett- 1968. Assim foi o seu baptismo de fogo, na efervescência do Maio de 68.
30 anos depois, este livro de referência na história da literatura portuguesa volta a ser reeditado, numa edição da Publicações Dom Quixote. É a 3.ª edição desta obra, tendo como novidade um posfácio apimentado do autor.
Quem quiser aprofundar reflexões pode ler as recensões de Urbano Tavares Rodrigues (aqui) e de Hugo Santos: "Os três seios de Novélia - Manuel da Silva Ramos (1969)".
Para o fim, fica um resumo do livro, preparado pela editora:
"Os Três Seios de Novélia é um pequeno romance de amor irreal onde a rumorejante solidão de um jovem escritor o força a procurar a mulher alquímica, sua secreta nostalgia. É também uma descoberta de Lisboa, com os seus cafés, praças, ruas, avenidas, onde a promessa de qualquer mulher compensará o reles quotidiano. Esta invenção de uma mulher clara que existia efectivamente nas ruas de Lisboa de 1968, e continua a existir, é também o triunfo da literatura. Um Longo Nascimento, o segundo texto do livro, é um pequeno diário de uma infância e adolescência felizes na província onde a alfaiataria dos pais, lagartos ao sol, primas, faces de meninas prémenstruadas, cântaros defenestrados na última noite do ano, livros, escritores mortos, se amontoam para glorificar uma vida ainda fugitiva de criador. A Respiração é o atelier em brasa do artista. A sua imaginação mais desabrida, delirante. Estamos aqui no interior do vulcão da imaginação. E o final «Sermão de Santo António aos Astronautas» é a cereja em cima do bolo ardente".
ISBN: 978-972-20-3597-2.
Fontes: Bad Books Don't Exist!; FCG; Portal da Literatura; Publicações Dom Quixote; Rascunho.

Etiquetas: ,


# posted by Daniel Melo : 12:04 da manhã
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?